Metais e Minerais presentes no corpo Humano
pedra

Dos 116 elementos químicos presentes na natureza, 14 são essenciais ao equilíbrio nutricional do organismo

O funcionamento do corpo humano consiste em uma série de reações químicas, executadas pelos órgãos internos. Nesse processo, os alimentos fornecem a energia responsável pela atividade das moléculas, formadas por elementos químicos presentes no emaranhado de números e siglas da tabela periódica.

Quando se fala em metais necessários para uma vida saudável, todos pensam imediatamente em ferro. Alguns, mais antenados com a nutrição ortomolecular, em zinco e selênio. A maioria desconhece que, entre as 116 substâncias da tabela periódica, 14 são essenciais para o equilíbrio nutricional. O cálcio, por exemplo, é vital para a formação dos ossos; já o sódio, elemento principal do sal de cozinha, pode trazer danos ao coração se consumido em excesso. Outros são pouco conhecidos e têm nomes estranhos. É o caso do molibdênio, presente em pequena quantidade no organismo e rapidamente absorvido no estômago e intestino delgado. Onde encontrá-lo? Nas ervilhas.

Os 14 metais importantes para o ser humano são conhecidos popularmente como sais minerais e estão presentes nos alimentos. Quem não come bem, seja por não ter acesso aos alimentos ou por uma opção dietética, precisa de suplementação.
Químicos, médicos e nutricionistas explicam melhor: 
Um por um

 

Alumínio – Al – Este metal é usado na atonia, no desenvolvimento mental das crianças, mongolismo, distúrbio de memória nos jovens e velhos. Útil quando associado ao lítio nas perturbações psíquicas nas manias depressivas e nos distúrbios neurovegetativo.

Cloro – Cl – Ajuda a formação de ácido clorídrico, necessário para os glóbulos vermelhos e ativa enzimas.

Carência: Debilidade muscular, edema cerebral.

Enxofre – S – Auxilia no combate de parasitas e micróbios, é importante para o crescimento, participa da insulina e é desinflamante.

Estanho – Sn – É ativo contra estafilococos, associado ao cobre, acnes, abcessos e furúnculos. Fator de crescimento.

 

Iodo
Metal do grupo 7 e número atômico 53, cuja função fisiológica é a de garantir o funcionamento da tireóide, a glândula vital do corpo humano. A deficiência leva ao hipotireoidismo. Mas o uso excessivo também é prejudicial especialmente para grávidas, pois o feto pode apresentar retardo mental. Em contato com a pele, prejudica o funcionamento da tireóide. O iodo é encontrado em quantidades variáveis nos alimentos e na água de beber. Os frutos do mar, tais como moluscos, lagostas, ostras, sardinhas e outros peixes de água salgada são ricos em iodo. A quantidade ideal para um adulto é o consumo de 5g de sal por dia. Hipertensos precisam de orientação médica para colocá-lo no cardápio.

Níquel – Ni – Reforça o efeito da insulina e vasopresina, Diminui a ação da adrenalina.

Cobalto – Co – Componente da vitamina B12 e de enzimas específicas, interfere na formação delas.

Carência: Facilita a ocorrência de anemias, provoca disfunções do sistema nervoso e doenças da pele.

 

 

Sódio – Na -
Elemento químico de número atômico 11, do grupo 1, tem um papel fundamental no metabolismo celular como, por exemplo, na transmissão do impulso nervoso. Participa também nos processos de contrações musculares e na absorção de nutrientes pelas células. A carência _ extremamente rara _ causa anorexia, náuseas, depressão, tonturas, dores de cabeça, dificuldade de memorização, fraqueza muscular e perda de peso. O excesso é bem mais prejudicial. Uma maior incidência da hipertensão na atualidade é atribuída ao consumo exagerado de sal na alimentação, em especial no mercado de fast food e alimentos industrializados. Para se ter uma noção, um tablete de caldo de carne já supre a necessidade diária de uma adulto, de apenas 1,5g.

Magnésio - Mg
De número atômico 12, este metal pertence ao grupo 2. Pesquisas revelam que o mineral apresenta um papel importante na perfórmance em esportes de resistência. Ele está presente principalmente nos músculos e ossos, para ajudar na contração muscular e metabolismo energético. Também combate o estresse e os sintomas da tensão pré-menstrual. Na alimentação,  encontra-se na banana, cereais integrais, semente de girassol, maçã, lentilha, tofú, limão, mel e atum. A deficiência é rara, mas é preciso prestar atenção em distúrbios que aumentam o risco de deficiência de magnésio, como a doença celíaca e a de Crohn, má absorção alimentar e alcoolismo crônico. Quem tem deficiência de magnésio deve consumir diariamente uma xícara e meia de chá com sementes de abóbora.

Manganês- Mn
Quando está em falta no organismo, esse elemento pode provocar baixo crescimento, anormalidades do esqueleto, disfunções reprodutivas, menor tolerância à glicose e alteração no metabolismo dos carboidratos e das gorduras. O metal é do grupo 7 e tem número atômico 25. Também é um excelente antioxidante, presente em cereais integrais, nozes, leguminosas, abacaxi e chás. Homens com mais de 19 anos devem ingerir 2,3mg do mineral diariamente. Já mulheres precisam consumir 1,6 mg por dia. Uma colher de sopa de gérmen de trigo contém 2mg.

 

Vanádio – V – Testes feitos em animais mostrou interferência no crescimento e na redução de cáries

Zinco
Atua no controle cerebral dos músculos, ajuda na respiração dos tecidos, participa no metabolismo das proteínas e carboidratos. Sua falta provoca a diminuição dos hormônios masculinos e favorece o diabetes. Como atletas perdem zinco pelo suor, eles podem se tornar deficientes desse mineral mais rapidamente. Um dos sinais de deficiência de zinco é o aumento de resfriados. As principais fontes do metal de número atômico 30 do grupo 12 são alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e peixe. Um bife grande de carne bovina supre as necessidades diárias de um adulto.

Cromo
Um santo remédio na prevenção e tratamento de diabetes, o cromo é um metal cinza e quebradiço, pertencente ao grupo 6. Está relacionado ao metabolismo da glicose, pois age aumentando os efeitos da insulina, ou seja, melhorando a captação da glicose pelas células. A sua falta provoca a resistência à ação da insulina, um agravante para o surgimento de diabetes. O mineral está disponível nos cereais integrais, carnes, feijão e no brócolis. Na tabela periódica, recebe o número 24. A dosagem ideal diária está contida em dois bifes médios de carne bovina.

Selênio
Bem cotado entre os adeptos da medicina ortomolecular, o selênio faz parte do grupo 16. A castanha-do-pará é a principal fonte dessa substância, presente também nos ovos, arroz integral, peixes e carne de frango. Na tabela periódica, é o número 34. Entre as funções desempenhadas pelo selênio, destacam-se a participação na síntese de hormônios tireoidianos, a ação antioxidante, combatendo o envelhecimento das células. Coma uma castanha-do-pará ao dia e mantenha a dose ideal de selênio.

Silício – Si – Protege  os ossos, artérias e pele; influi no crescimento de cabelos e unhas; proporciona elasticidade e firmeza aos tecidos conjuntivos e vasos  sanguíneos.

Carência: provoca calvície, varizes, problemas de pelo, cansaço mental, amolecimento dos dentes e transpiração excessiva.

Flúor
Conhecido por sua eficiência no combate às cáries, o flúor é um elemento químico, pertencente ao grupo 7 e de número atômico 9. Depois de ser absorvido pelo estômago e pelo intestino delgado, esse mineral começa a desempenhar sua principal função: a formação de ossos e dentes. Além da pasta dental enriquecida, outra boa fonte é a sardinha enlatada. Os chás são importantes fontes de flúor também. A ingestão de 1,5l de água fluoretada supre a necessidade diária para quem tem carência.

Cálcio
É o mais abundante no organismo. Constitui cerca de 1,5% a 2% do peso do corpo humano _ 99% está nos ossos e dentes e o 1% restante está no sangue e células. Não é um sal mineral, como alardeiam os rótulos de suplementos alimentares e vitamínicos. É um metal do grupo 2 da tabela periódica (metais alcalino-terrosos). O número atômico é o 20. No quesito alimentação, é encontrado nos derivados do leite de vaca e da soja. Outra fonte são as folhas verde-escuras, como espinafre, brócolis e agrião. Previne raquitismo, osteoporose, unhas fracas e queda de cabelo; reduz o colesterol; melhora a hipertensão arterial e é usado no tratamento contra a obesidade. O excesso provoca a calcificação excessiva dos ossos e tecidos moles, o surgimento de cálculos nos rins e interfere na absorção de ferro pelo organismo. A necessidade diária de uma pessoa adulta é de 1000mg, o equivalente ao consumo diário de um prato de repolho, brócolis e couve manteiga; dois copos de leite integral com três colheres de sopa de amaranto e uma fatia média de tofu.

Fósforo
No corpo humano, 85% da quantidade total de fósforo estão nos ossos, mas esse metal do grupo 15 e número 15 também é necessário para o bom desempenho das células. Combinado ao cálcio, ele forma o maior componente dos ossos e dentes. Nos alimentos, está disponível nas carnes vermelhas, tâmara, salsa, brócolis, miúdos, gema de ovo, espinafre e no brasileiríssimo caldo de cana. Um copo de leite supre a necessidade diária de fósforo. O total médio de potássio recomendado a um adulto pode ser conseguido com a ingestão de uma batata média cozida, quatro colheres de sopa de feijão e três bananas, divididas entre as refeições diárias.

Potássio
Todos se lembram do tenista Gustavo Kuerten saboreando uma banana nos intervalos dos jogos de tênis. O atleta estava simplesmente repondo os índices de potássio eliminados pelo esforço físico dispendido durante a partida. A banana é um dos alimentos mais ricos desse mineral/metal, de número atômico 19, pertencente ao grupo 1. O potássio é um nutriente vital e representa uma importante função no corpo reduzindo os níveis de sódio e ajudando a manter o equilíbrio. Além da banana, ele está disponível nas folhas verde-escuras, água de coco, cenoura, leite, carne, sementes de girassol, tomate e batatas.

Molibdênio
Pouco conhecido, é o mineral número 42 e está incluso no grupo 6. Está presente em pequena quantidade no organismo e é rapidamente absorvido no estômago e intestino delgado. As principais fontes dele são ervilha, feijão e lentilha. É importante para a estabilização do ácido úrico no organismo. Três colheres de sopa de feijão preto contêm a quantidade ideal a ser consumida por dia.

Cobre
A deficiência de cobre é rara, mas traz complicações sérias: anemia crônica, baixa pigmentação, deficiência no crescimento e queda no sistema imunológico, deixando o organismo propenso a infecções. Na quantidade certa, melhora o metabolismo da glândula tireóide. O metal pertence ao grupo 11, com número atômico 29. Em uma reação química, uma das ações desse mineral consiste em dar elétrons com maior facilidade. Ou seja: é um ótimo antioxidante (substância que combate os radicais livres, responsáveis pela formação das placas de gordura nas artérias). Para garantir uma boa nutrição, basta consumir fígado, frutos do mar, nozes, grãos integrais, ervilha e ameixa. A dose diária, de 900mcg, equivale, por exemplo, a quatro colheres de sopa de feijão roxo.

Ferro
Quando se pensa em uma alimentação saudável, todos se lembram da importância do ferro, essencial para o combate de anemias e desnutrição infantil. Tão vital que o Ministério da Saúde incluiu o mineral no preparo das farinhas industrializadas. Além de ser um antioxidante, o ferro está envolvido em tarefas como o transporte de oxigênio para todas as células e de elétrons para a produção de energia e síntese de DNA. Na tabela periódica, ele faz parte do grupo 8, com número atômico 26. Na alimentação, as carnes vermelhas destacam-se por conter ferro heme, um tipo melhor absorvido pelo organismo. Para homens e mulheres, de 19 a 50 anos, o consumo diário de ferro deve ser de 12mg, em média. Para quem é vegetariano, uma
boa dica é o consumo de produtos ricos em vitamina C durante as refeições. Três colheres de sopa de feijão e um bife médio de carne bovina contém a quantidade diária ideal.

Fontes: Pesquisa na net e Química Wilma Araújo, professora do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília; nutricionista Roney Araújo; médica ortomolecular Sylvana Braga e a nutricionista funcional Joana Lucyk

 

Metais e Minerais presentes nos Cristais e Pedras Curativas

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Cristais de Quatzo Branco – Óxido de Silício – Hexagonal – trigonal – todos os Chakras.

Cristais Fumê – Óxido de silício e carbono. Hexagonal, trigonal. Alguns possuem rutilos (dióxido de titânio) chamados também de cabelo de Vênus. 






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Ametista – Óxido de Silício, Ferro, manganês e titânio. Hexagonal, trigonal. Pedra que tem a egrégora da seriedade e sobriedade.

Turmalina – Borossilicato complexo com vários metais. Alumínio, lítio, ferro, magnésio, sódio, cromo, manganês, níquel, cobalto e titânio. Hexagonal e trigonal.

Turmalina Preta – Rica em ferro.

Turmalina Verde – Cromo

Rubelita  - Lítio

Ágata – Óxido de Silício. Hexagonal, trigonal. Pedra com fortes simbolismos. Era usada para aplacar a ira dos Deuses, para servir de proteção para a descida ao reino de Plutão – Protegia contra envenenamentos, mordidas de cobra e escorpião.

Citrino – Óxido Silício-ferro. Hexagonal, trigonal. Pedra com simbolismo de prosperidade.

Topázio – Silicato de Alumínio Fluorado .

Sodalita – Silicato, sódio, alumínio, cloro. Isométrico (cúbicos). alapislazuli

Lápis-Lazuli – Silicato Complexo – ferro-enxofre – Possui vários minerais em pequenas quantidades: calcita, pirita, mica, etc.  Isométrico (cúbico). Pedra de Egrégora Egípcia

 Malaquita – Carbonato básico de cobre – Monoclínico. Pedra usada no Egito para proteger os olhos (pintura), para fazer remédios.

Rodocrosita – Carbonato de manganês – Hexagonal, trigonal.

Rodonita – Silicato de Manganês – Triclínico.

Berilo Amarelo – Silicato de alumínio, berilo e ferro. Hexagonal – Pedra de efeito sutil. No passado era usada como amuleto para proteção nas guerras e nas lutas para dar coragem.

Berilo Verde – Silicato de alumínio, berilo e urânio – em pesquisa.

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Esmeralda –
Silicato Alumínio, berilo, cromo. Hexagonal - Pedra que tem uma forte egrégora de cura, prosperidade, sabedoria (Pedra que Lúcifer usava na testa).






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Água-Marinha – Silicato de Alumínio, Berilo e Cromo. Hexagonal. Quartzo Rosa – Silício, manganês, titânio, Hexagonal. Chakras: Cardíaco, Umbilical, Sacral, Básico. Pedra usada para limpeza do corpo emocional, de energias negativas. Auxilia nos relacionamentos.

Fluorita – Fluereto de Cálcio – Isométrico (cúbico, octaedro)  pedra correspondente ao Mito de Prometeu e a Era de Aquário. Existente na natureza em diversas  formas e cores, sugerindo a própria evolução do Homem.



PEDRA_SAFIRASafira – Óxido de Alumínio, ferro e Titânio. Hexagonal, trigonal. Pedra que significa misericórdia.

Opala – Óxido de Silício hidratado. Amorfo, cachos de uva. Pedra que contém  a egrégora de muitas histórias negativas.

Hematita – Óxido de Ferro, Hexagonal, trigonal.

Calcita – Carbonato de Cálcio – Hexagonal, trigonal. Várias cores: verde, amarela, laranja, dourada, vermelha e azul. Deve ser usada em trabalhos de radiônica.

Calcita (óptica) – Espáto de Cálcio – (branco transparente).

Calcita violeta -  Cobalto calcita – carbonato de Cálcio e cobalto

Crisocola – Silicato de Cobre Hidratado – amorfo.

Cornalina – Óxido de Silício – Hexagonal, trigonal.




PEDRA_JASPE

Jaspe – Óxido de Silício – Hexagonal, trigonal.

Antimonita – Sulfeto de antimônio – Hexagonal. Não usar no corpo porque contam chumbo. Deve ser usado em gráficos emissores .












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Turquesa – Fosfato básico hidratado de Alumínio, Cobre e Potássio. Amorfo

Pirita – Sulfeto de Ferro – Isométrico (cúbico) octaedro.

Obsidiana – Rocha vulcânica rica em Óxido de Silício. Amorfo. Várias cores: preta, neve, verde, marrom. A mais usada e comum é a preta

Quartzo Verde – Óxido de Silício e Cobre. Hexagonal, trigonal.

Kunzita – (Espodumênio) – Silicato de Lítio e Alumínio. Monoclínico-prismático.

Hidenita – Silicato de Lítio e Alumínio. Monoclínico.

Crisoprásio – Óxido de Silício e Níquel – Hexagonal.

Cianita – Silicato de Alumínio – Triclínico.

Amazonita – Silicato de Alumínio e Potássio. Triclínico

Pedra da Lua – Silicato de alumínio  e Potássio. Monoclínico

Âmbar – Resina – Carbono, Hidrogênio e Oxigênio. Amorfo.

Apatita – Fosfato de Cálcio – Hexagonal.

Olivina – Silicato de Magnésio e ferro com traços de Níquel e Manganês.

Olho-de-Tigre  e Olho-de-Falcão – Quartzo fibroso com hornblenda (Alumínio, Ferro, Titânio, Magnésio, Fósforo – Hexagonal Trigonal.

Calcopirita – Sulfeto de Cobre e Ferro – Tetragonal.

Coral – Carbonato de Cálcio de origem orgânica (zoófitos).

Marcassita – Sulfeto de Ferro, pode conter arsênio, antimônio – Ortorrômbicos.

Magnesita – Carbonato de Magnésio – Triclínico.

Labradorita – Silicato de Alumínio, Cálcio e Sódio. Triclínico.

Ágata Azul ou Blue Lace – Óxido de Silício– Hexagonal.

Sugilita – (Luvilita) – Silicato ferroso de Lítio e Potássio.

Azurita – Carbonato de Cobre – Monoclínico.

Lepidolita – Silicato de Alumínio, Mica de Lítio – Monoclínico.

Howlita – Sulicato de Cálcio – Monoclínico.

Diamante Hekime – Óxido de Silício – Isométrico-cúbico. Por sua transparência e beleza excepcional esses pequenos cristais ativam todos os chakras.

Enxôfre – Enxôfre – Otorrômbico. Usada geralmente no Plexo solar

PEDRA_RUBI

Rubi – Óxido de Alumínio com Cromo – Hexagonal, trigonal – Pedra ótima para ativar a auto cura.

Calamina – (Hermimorfita ) – Silicato Básico de Zinco Hidratado. Otorrômbico

Cassiterita – Óxido de Estanho – Tetragonal.

 

Biografia:

Rochas e Minerais – Walter Schumann – Ao Livro Técnico S/A

Gemas do Mundo -    Walter Schumann- Ao Livro Técnico S/A

A Identificação das Gemas – B.W. Andreson – idem idem

Los Minerales y su Salud – Heins Scholz – Ediciones Libiun – B.Aires

Energia Sutil – John Davidson – Pensamento9

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