Curso de Projeção - 1ª Fase - Prof. Wagner Borges

Resolvi compartilhar com vocês, fazer um pequeno resumo, um apanhado geral, sobre o curso de "Projeção da Consciência" que eu juntamente com minha esposa, fizemos com o professor Wagner Borges nos dias 16/02/2008 e 23/02/2008 (dois sábado concecutivos, das 14 às 20 horas) no IPPB (Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bio-Energéticas) que fica em São Paulo.

Este curso é constituído de 4 fases ao longo do ano. No final do post estão todas as informações necessárias para entrar em contato com o instituto, caso haja interesse. Vamos ao que interessa!


Projeção Astral: A possível Experiência fora do Corpo.

É sabido, desde a mais remota antiguidade, que a "experiência fora do corpo" é um fato, envolvendo práticas de cunho técnico. Porém, devido ao desconhecimento sobre o assunto, grupos desinformados geraram fantasias sobre os "perigos" que envolveriam o processo, aliás inexistente.

Sabe-se que os americanos e russos investiram milhões na pesquisa da paranormalidade, especialmente no assunto da "Projeção Astral Consciente", visando interesses obscuros de "espionagem extrafísica". Eles queriam criar o espião perfeito. Aquele que conseguiria entrar em qualquer base militar sem ser visto, observar o máximo e depois relatar tudo para seus superiores.

Hoje, a Projeciologia insere-se na Parapsicologia como ciência adstrita, digna de maior crédito, contando com pesquisadores como Wagner Borges, Waldo Vieira, Sylvan Muldoon, Hereward Carington, Robert A. Monroe, entre tantos outros nacionais e internacionais.


Noções gerais sobre a Projeção da Consciência

Projeção da Consciência é a capacidade que todo o ser humano tem de projetar a sua consciência para fora do corpo físico. A consciência está sediada no corpo mental. O corpo mental está sediado na cabeça extrafísica do psicossoma. O psicossoma está sediado por toda a extensão do corpo físico.


Estrutura do Psicossoma

O psicossoma pode ser definido como a contraparte extrafísica do corpo físico, uma réplica exata do corpo físico em toda a sua estrutura. A diferença entre os corpos é que o psicossoma é constituído de matéria astral e que vibra numa frequência mais sutil e é infinitamente mais refinada do que a matéria física que constitui o corpo físico.

Durante sono, os laços que mantém os veículos de manifestação unidos se afrouxam e o psicossoma se destaca do corpo físico. Essa separação é que constitui o fenômeno da projeção da consciência. Pode ocorrer não somente durante o sono, mas também no transe, na síncope, no desmaio ou sob a influência de um anestésico.

O nome "psicossoma" parece ser o mais adequado para definir esse veículo de manifestação, já que nos planos extrafísicos evoluídos, os espíritos desencarnados o denominam dessa forma. Portanto, é bom o projetor se acostumar com esse nome, pois ele é o mais usado fora do corpo. Entretanto, ele também é denominado de corpo astral, perispírito, duplo astral, corpo fluídico, corpo espiritual, e outros.


A projeção Involuntária e Voluntária

Na maioria das projeções involuntárias, a pessoa projetada observa seu corpo físico deitado na cama e fica assustada, imaginando que está desencarnada. Outros pensam que estão vivendo um pesadelo e procuram desesperadamente acordar seu corpo físico.

Muitos sonhos de vôo e de quedas estão relacionados diretamente com a movimentação do psicossoma durante a projeção.

Existem as projeções voluntárias, nas quais a pessoa tenta sair do corpo pela vontade e consegue. Nesse caso, o projetor comanda o desenvolvimento da experiência e está totalmente consciente fora do corpo; pode observar seu corpo físico com tranquilidade; viajar à vontade para lugares diferentes no plano físico ou extrafísico; encontrar com outros projetores ou com entidades desencarnadas.


Cordão de Prata

O psicossoma é ligado ao corpo físico por um apêndice energético, conhecido como cordão de prata, através do qual é transmitida a energia vital para o corpo físico, abandonado durante a projeção. Em contrapartida, o cordão de prata também conduz energias do corpo físico para o psicossoma, criando um circuito energético de ida e volta.

Um dos medos básicos dos iniciantes é o de que o cordão energético venha a se partir durante a projeção, acarretando, assim, a morte do corpo físico. Tal medo é infundado, pois isso não acontece.

O vigor e a elasticidade do cordão de prata são incalculáveis. Por mais longe que o projetor estiver, o cordão de prata sempre o trará de volta para dentro do corpo físco. Se surgir alguma perturbação física no ambiente onde repousa o corpo físico, o psicossoma será imediatamente atraído pelo cordão de prata para dentro dele. É nesse instante que muitos projetores têm a sensação de queda e acordam assustados no corpo físico.


Pontos de ligação do cordão de prata nos corpos

Os principais filamentos energéticos são aqueles que partem da área da cabeça, através dos chacras coronário e frontal e, a partir do que tudo indica, da glândula pineal, no interior do crânio. Na parte projetada, o cordão de prata se liga na parte posterior da cabeça extrafísica do psicossoma.


Catalepsia Projetiva

A catalepsia projetiva pode ocorrer tanto antes como após a projeção. Geralmente, ela acontece da seguinte maneira: a pessoa desperta durante a noite e descobre que não pode se mover. Desesperada, ela tenta gritar, mas não consegue. Tenta abrir os olhos, mas não obtém resultado. Geralmente, esse fenômeno dura apenas alguns instantes, mas para a pessoa parece qua decorreram horas de agonia.

É um fenômeno que acontece com muitas pessoas, todas as noites, em todo o planeta. Se o leitor questionar as pessoas do seu círculo familiar e de amizades, constatará que muitas delas já passaram por esse tipo de experiência algum dia.

Portanto, se o leitor se encontrar nessa situação em um noite qualquer, não tente se mover. Fique calmo e pense firmemente em sair do corpo e flutuar acima dele. Não tenha medo nem ansiedade e a projeção se realizará.

Caso o leitor não pretenda se arriscar e deseje recuperar o controle do seu corpo físico, basta tentar, com muita calma, mover um dedo da mão ou uma pálpebra que, imediatamente, irá readquirir o movimento. Entretanto, se a catalepsia projetiva ocorrer, não desperdice a oportunidade e procure sair do corpo.


Sintomas da Projeção

Além da catalepsia projetiva, podem ocorrer pequenas repercussões físicas no início da projeção, principalmente no membros. Muitas pessoas, quando estão começando a adormecer, têm a sensação de estar "escorregando" ou caindo por um buraco e despertam sobressaltadas.

Estado vibracional - Ocasionalmente, o estado vibracional pode produzir uma espécie de zumbido ou ruído estridente que incomoda o projetor. Na verdade, essas vibrações são causadas pela aceleração das partículas energéticas do psicossoma, criando assim um circuito fechado de energias. Essas energias são totalmente inofensivas e têm como finalidade a separação dos dois corpos.

Ballonnement - A pessoa tem a sensação de que o seu corpo está inflando como um balão.

Oscilação Astral - É quando o psicossoma flutua acima do corpo físico, oscilando sem controle de um lado para o outro.


Tipos de Projeção

Consciente - É aquela na qual o projetor sai do corpo e mantém a sua consciência lúcida durante todo o transcurso da experiência extracorpórea.

Semiconsciente - É aquela na qual a lucidez da consciência é irregular e o projetor fica sonhando fora do corpo, totalmente iludido pelas idéias oníricas.

Inconsciente - É aquela na qual o projetor sai do corpo totalmente inconsciente. Infelizmente, a maioria dos encarnados está nessa situação.


Diferenças entre Projeção e Sonho
As diferenças entre sonho e projeção são bem óbvias:

Sonho

  • A consciência não tem domínio sobre aquilo que está vivenciando
  • Não há coerência
  • Predomina a ilógica
Projeção

  • A consciência tem pleno domínio sobre si mesma
  • Padrão normal de consciência
  • Padrão normal de lógica

Amparadores Extrafísicos

Durante toda a projeção, os amparadores estão presentes, assistindo e orientando o projetor, mesmo que ele não os perceba. Na maioria das vezes, eles ficam invisíveis e intangíveis ao projetor. A projeção em que o amparador ajuda o projetor a sair do corpo é denominada de "Projeção Assistida".


Ataques Extrafísicos e a Autodefesa do Projetor

O ataque extrafísico ocorre quando um espírito desencarnado, hostil, ataca o projetor fora do corpo. Se isso acontecer, o melhor é não ter medo, quer ele tenha aparência horrível ou não, e confiar em si mesmo para resolver o problema.

Fora do corpo existe uma técnica de defesa infalível que é a exteriorização de energias na direção do agressor. Mesmo que sejam muitos atacantes, o projetor deve procurar se manter tranquilo e estender as mãos extrafísicas na direção deles, enviando energias pela vontade e pensamentos altruísticos de paz e equilíbrio. No mesmo instante desta emissão energética, eles fugirão ou adormecerão ali mesmo onde estiverem, sendo então conduzidos pelos amparadores para um local de tratamento espiritual.


Benefícios da Projeção

A projeção é uma experiência impressionante e os seus benefícios para o projetor são muitos:

  • O projetor, fora do corpo, observa eventos físicos e extrafísicos;
  • Nas horas em que o seu corpo físico está adormecido, o projetor observa, trabalha, participa e aprende fora do corpo;
  • Constatam, através da experiência pessoal, a realidade do mundo espiritual;
  • Pode encontrar-se com espíritos desencarnados;
  • Pode substituir a crença pelo conhecimento direto, através da experiência pessoal;
  • Pode ter a retrocognição extrafísica, lembrando assim, de suas vidas anteriores e comprovando, realmente, por si mesmo, a existência da reencarnação;
  • Pode prestar assistência extrafísica, através da exteriorização de energias fora do corpo, para doentes encarnados e desencarnados;
  • Pode fazer a desobsessão extrafísica;
  • Pode encontrar com pessoas amadas fora do corpo.

Amplitude da Projeção

Muitas pessoas pensam que a projeção é um dom parapsíquico que só certos sensitivos privilegiados possuem. Outras pensam que é uma mediunidade. Essa opiniões são incorretas, pois a projeção não é um dom , nem tampouco uma mediunidade.

Qualquer pessoa pode sair do corpo, desde que se motive para isso com esforço e dedicação. É uma capacidade parapsíquica inata em todos os seres humanos. Não pertence a nenhum mestre, doutrina ou instituição. É uma ferramenta parapsíquica que pode ajudar as consciências a alcançar a maturidade espiritual.

A projeção coloca os planos extrafísicos ao alcance do projetor que, através da experiência pessoal direta, adquire informações novas e reformula conceitos antigo, manifestando-se com mais coerência e racionalidade. A projeção renova o projetor, pois o contato direto com realidades mais avançadas o estimula a ter um desempenho mais produtivo.


Universalismo e Cosmoética

Para fazer projeções de bom nível, o projetor deve ter uma ética muito grande. Existe a ética humana e existe a cosmoética, que é uma ética extrafísica, espiritual, de nível mais avançado, onde o projetor deverá estar bem intencionado, sabendo o que irá fazer com as informações que obtiver a respeito da projeção, usando-as com discernimento e coerência para crescer consciencialmente e ajudar os outros. Conhecimento implica em responsabilidade e sair do corpo não é brincadeira e nem "turismo extrafísico".

Se o projetor deseja ajuda dos amparadores, deve sempre ter em mente dois objetivos muito importantes para com o desenvolvimento da experiência: o desejo sincero de adquirir conhecimentos fora do corpo e o desejo de prestar assistência extrafísica, que pode ser ministrada para doentes desencarnados e encarnados.

Portanto, é muito importante se ter a cosmoética para fazer a projeção, pois se a intenção do projetor for aprender fora do corpo e ajudar os outros, ele terá a ajuda de espíritos amigos (amparadores) durante a experiência. Entretanto, se o projetor tentar se prevalecer da invisibilidade e da intangibilidade do psicossoma, durante a projeção, para invadir a privacidade dos outros ou tentar prejudicar alguém, acabará prejudicando a si próprio, pois a sua intenção negativa atrairá espíritos densos, também com intenções negativas, que o perturbarão.

Além da cosmoética, o projetor deve ter também um universalismo bastante avançado, porque a projeção não admite idéias pequenas, nem ortodoxias e tampouco hipocrisias. Diante do mundo espiritual e das consciências desencarnadas, o projetor não conseguirá esconder de ninguém o que ele é e o que pensa. O psicossoma é um veículo de manifestação que reflete o que a consciência é realmente. É o retrato vivo da consciência, com suas qualidades e defeitos.

O projetor não deve alimentar nenhum tipo de preconceito, seja ele racial, social, político ou religioso, pois a projeção amplia os horizontes da consciência e a coloca de frente consigo mesma. Porém, se o projetor possuir uma menste fechada e preconceituosa, só irá perceber fora do corpo aquilo que ele acredita ou aceito. Então, constatará apenas "meias verdades", pois o plano astral apresenta muitas ilusões e formas mentais e o indivíduo pode correr o risco de ficar preso a isso.

Podemos citaro exemplo do racista, o indivíduo branco, preconceituoso, que deseja sair do corpo. Certo dia ele sente energias inter penetrando-o e percebe que elas vêm de um amparador evoluído, o qual está presente com a intenção de tirá-lo do corpo. Projetando, ele percebe que esse amparador é um negro desencarnado, que mantém a forma de seu psicossoma conforme sua última encarnação como negro. Desconsertado, o indivíduo retorna para o seu corpo imediatamente. O sentimento de racismo e sua mente fechada impediram que ele progredisse na projeção.

Da mesmo forma podemos citar o exemplo do religioso ortodoxo que o amparador tirou do corpo para ajudar uma criança, e o mesmo descobre, consternado, que essa ajuda deverá ser feita num terreiro de cultos afro-brasileiros. Negando-se a prestar assistência, na recusa de entrar no local, o projetor retorna à base física.

Esses são exemplos que mostram porque o candidato a projetor deve ter a mente aberta, racional. No plano extrafísico evoluído não existem preconceitos: todos são iguais, predominando o universalismo e a cosmoética. Entretanto, se o indivíduo for preconceituoso, os amparadores não se interessarão em tira-lo do corpo, pois será uma pessoa mais dificil de cooper. Além do mais, ele atrairá, com seus preconceitos, espíritos obsessores.


A Projeção e a Antiguidade

A projeção da consciência é mencionada em diversos textos antigos da Grécia, China, Índia, Tibet e Egito. Até mesmo na Bíblia existem referências em diversas partes. Um exemplo é:
São Paulo, Segunda Epístola aos Coríntios: Cap.12, Vers.2: "Conheço um homem em Cristo que há 14 anos (se no corpo não sei, se fora do corpo, não sei: Deus sabe) foi arrebatado até o terceiro céu."


Conclusão

O candidato a projetor não deve ter medo de tentar a experiência fora do corpo. O medo é o maior inimigo do projetor. Desde que mantenha sua higiene física e mental, tendo boas intenções, cosmoética, universalismo, altruísmo e conhecimento, o projetor não tem o que temer.


Exercício prático

No final do curso o prof. Wagner Borges realizou um exercício coletivo de relaxamento e possível saída do corpo. Esse exercício você pode conferir com o vídeo abaixo. O vídeo é todo escuro e não está apontando para lugar algum. Deixei a máquina fotográfica na cadeira ao lado apontando para o teto, mas o principal nele é o áudio, com a voz de Wagner Borges nos passando a orientação e conduzindo o exercício.

"Sabem os médicos terrenos que o sono é um dos ministros mais eficientes na cura. É ausente do corpo, muitas vezes consegue a alma prover-se de recursos prodigiosos para a recuperação do veículo carnal em que estagia no mundo"
- André Luiz -
(psicografado por Chico Xavier, livro "Ação e Reação")


IPPB - Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bio-Energéticas
Fundado pelo Professor Wagner D´Eloy Borges
Rua Gomes Nogueira, 168 - Ipiranga - São Paulo - SP
Tel: (11)6163-5381/6915-7351 E-mail: infoippb@uol.com.br
http://www.ippb.org.br/
 

Texto retirado do blog:
http://arquivoconfidencial.blogspot.com.br/2008/03/curso-de-projeo-1-fase-prof-wagner.html

  Site Map